Duff McKagan: Tenderness - O que torna esse álbum tão especial?

O recém-lançado 'Tenderness', último álbum solo de Duff McKagan, conhecido por ser o baixista do Guns N' Roses, dividiu opiniões dos fãs. Então, vou falar um pouco sobre o disco e dar minha opinião.



Tenderness não é um álbum de Rock. É importante pontuar isso desde o início, a saber que muitos o criticam apenas por esse fato. Esse é um álbum de Country, com uns poucos elementos em poucas músicas que lembram Rock. Se você esperava algo parecido com Guns N' Roses, no mínimo é porque não conhece nada da carreira solo de McKagan. Mas vamos ressaltar algumas outras coisas importantes para entender o conceito do álbum: O virtuosismo não se expressa na música Country da mesma maneira que se expressa no Rock, logo, não há espaço para solos de guitarra magníficos de tirar o fôlego, assim como riffs marcantes e coisas do tipo. A música Country passa longe desse tipo de coisa.

Em suma, o Country é um estilo muito mais lírico, em que encontramos a beleza principal nas letras, assim como nas melodias mais sentimentais que nos são apresentadas.

Sim, de fato é um disco bem monótono, pelo menos para quem ouve com os ouvidos de rockeiro assíduo (como eu). Mas isso é mais uma questão de costume/característica da música Country do que um defeito propriamente dito. É perfeitamente compreensível que alguém acostumado a escutar Hard Rock ache tudo isso completamente chato, mas lhe peço para olhar e ouvir de outra maneira.

Na maioria dos trabalhos de McKagan fora do Guns N' Roses, ele costuma sempre trazer um conteúdo mais suave e pessoal, fugindo um pouco do agito do Rock N' Roll que o consagrou, apelando para um lado mais íntimo de sua própria música, expressando mais seus próprios sentimentos do que inspirando e despertando os dos outros. É o tipo de música que ele sabe que não cabe dentro do Guns N' Roses, então usa seu projeto solo como refúgio, dando espaço para outros estilos, que incluem essas músicas mais lentas e que dizem muitos mais sobre ele mesmo.

Tenderness não é nenhuma obra-prima, nada memorável e muito menos destinado a ser lembrado por décadas, mas certamente é - e como é - um álbum incrivelmente relaxante e notoriamente caprichado, daqueles que facilmente se percebe a alma do artista totalmente entregue às letras. Cito aqui três músicas presentes no disco que com certeza te farão cantarolá-las por aí por algum tempo:

Tenderness, Last September e Breaking Rocks. São três canções lindas, escutem enquanto acompanham a letra na internet, prestem bem atenção em como as letras e as melodias se encaixam de uma maneira incrivelmente agradável, num efeito comumente visto na música Country, e que é executado com perfeição nessas três faixas (não só nessas).

Outros destaques são: It's Not Too Late, outra canção belíssima, Chip Away e Don't Look Behind You. Chip Away é a "diferentona" de todo o disco, num estilo mais agitado e alegre, mais próximo a um Blues-Rock (particularmente, achei muito semelhante com as músicas da banda Izzy Stradlin and the Ju Ju Hounds, uma das bandas que Izzy Stradlin fez parte depois de sair do Guns N' Roses).

Como eu disse, se você escutar Tenderness como quem escuta o "baixista do Guns N' Roses", é óbvio que irá se decepcionar. Então, escute Duff McKagan, sinta o que o artista quis passar para o público e tente entrar na mente dele, mergulhe na obra e deixe de lado os "preconceitos" (o que, claro, se deve fazer com qualquer arte).

Tenderness é sim um bom disco, mesmo que seja extremamente propício a desagradar boa parte dos fãs, que não é o meu caso, pois eu sou um grande fã de música Country e fiquei muito feliz quando percebi que se tratava de um álbum desse estilo.

Comentários