A ORIGEM DO CHINESE DEMOCRACY

  15 anos depois do lançamento do seu último álbum de estúdio, até então, em 2008 o Guns N' Roses finalmente lançou o tão falado álbum 'Chinese Democracy'. Mas você sabe de onde vieram as ideias para esse disco?

  Tudo começou no início da década de 90. Uma banda de Rock industrial chamada Nine inch Nails começava a fazer sucesso, e Axl Rose começou a acompanhar os trabalhos da banda desde então. É claro que naquela época ele não colocou nenhum traço desse estilo nas músicas da banda. Mas desde que Slash E Duff sairam da banda, ele se sentiu muito mais a vontade para mudar o estilo da banda e criar algo baseado no Nine Inch Nails.

   (Axl com uma camiseta do Nine Inch Nails)

  Apenas uma curiosidade: A música This I Love apareceu pela primeira vez em 1992. Existe um áudio de um show em Seattle, durante a Use Your Illusion Tour, em que podemos ouvir o Axl tocando piano, e dá para notar algumas semelhanças com o resultado final da música. É claro que naquela época essa música não tinha nome, e talvez ele tivesse acabado de começar a fazê-la. (Apesar de nada ser comprovado, é sabido que a maioria das músicas do disco tiveram seu início ainda na década de 90).



  O álbum foi anunciado pela primeira vez em 1997, e a previsão de lançamento era para o mesmo ano. Mas como, se Slash havia acabado de sair? Simples, Axl quis contratar Zakk Wylde, ex-guitarrista de Ozzy Osbourne. Mas Zakk nunca entrou para a banda, e então o disco foi rapidamente adiado para 1999. Ainda em 1997, Axl resolveu contratar ninguém mais, ninguém menos, que o guitarrista do próprio Nine Inch Nails, Robin Finck (isso que é ser fã). Inicialmente, ele foi contratado para gravar as músicas no estúdio, e depois disso, saiu da banda, e voltou no final de 2000, para o início da pequena turnê de volta do Guns N' Roses. O segundo show foi no Rock In Rio, em 2001.

      (Guns no Rock in Rio 2001)

  Durante o Rock in Rio, a banda apresentou diversas músicas novas, mas algumas delas nem sequer estariam no álbum. Estou falando de 'Oh My God', que foi lançada como trilha sonora de um filme, e 'Silkworms', uma música completamente industrial. Particularmente, eu gostei bastante da primeira, mas Silkworms não me agrada. É fácil encontrar as duas na internet. Também foram tocadas: Chinese Democracy, Street of Dreams (na época se chamava The Blues) e Madagascar.

  As gravações pareciam caminhar bem, mas desde seu início, a troca de membros foi um grande problema. Buckethead saiu em 2004, Paul Tobias não sabia tocar, e foi substituído por Richard Fortus. Só em 2006 a banda achou um substituto para Buckethead, e era Bumblefoot, e a banda conseguiu prosseguir com as gravações à partir daí.

  Com Bumblefoot, surgiram as músicas 'Shackler's Revenge', Better, Scraped e Riad N' The Bedouins. Robin Finck terminou de gravar o disco, mas saiu da banda em 2007, 1 ano antes do lançamento.

  Esse é, com certeza, o disco da banda mais focado no Axl do que qualquer outro. As letras são quase todas de autoria total dele, sobre a vida e sentimentos dele. Muitas músicas são baseadas em seus relacionamentos ainda da década de 90, principalmente com Stephanie Seymour. É um disco muito pesado emocionalmente.

  Mesmo que algumas das músicas tenham sido feitas (ou pelo menos começadas) na década de 90, podemos ter quase certeza que nenhum dos membros das formações anteriores contribuiu para as composições, e que seu estilo industrial provém do apreço que Axl Rose tinha, e ainda tem, pela banda Nine Inch Nails.

  

Comentários