O ROCK PODE VOLTAR A SER O GÊNERO PRINCIPAL?

  Estamos no século da música eletrônica, dos DJ's e do Autotune. O Rock não deixou de fazer sucesso, e muito menos está perto de morrer.

  As novas bandas de Rock estão apenas se adaptando ao cenário atual, as músicas são muito mais comerciais, as produções muito homogêneas e sem o toque individual de cada artista. A realidade do Rock é péssima hoje.

  Há 20 anos, ninguém imaginaria que o Rock seria formado por músicos que não fossem malucos, que não falassem sobre drogas e maluquices e que não fazem festa no palco. Tudo isso ficou mal visto, por causa do politicamente correto.

  Não basta que uma banda ou outra apareça por aqui e ali se não possuem atenção da mídia ou ninguém mais tem interesse em procurar bandas novas.

  O Rock pode voltar a ser o centro das atenções novamente? A resposta é CLARO! A indústria musical atual sofre com um defeito que era temido desde os anos 1980, que é a plastificação e falta de originalidade da música. A década de 80 foi marcada por muitas bandas que eram chamadas de cópias, tamanha era sua influência em outra. Como exemplo, vou citar o Aerosmith, ainda no início da década de 70. A banda foi chamada de apenas mais uma cópia dos Rolling Stones, por diversas revistas e jornais.

  Mas há mais de 10 anos, desde que a música Pop eletrônica passou a dominar as paradas, vemos dezenas de artistas que falam sobre assuntos banais, sem complexdade nenhuma nas letras e nas melodias. Batidas manjadas e feitas com um aparelho de DJ. Mesmo generalizando, isso de fato acontece, e tudo isso contribui para algo que começou a acontecer há pouco tempo:
Uma onda de fãs de Rock que cresce dia após dia. O "Orgulho Rock", como eu chamo. Aquele sentimento de que a música boa ficou no passado e precisamos restaurá-la está na cabeça de muita gente hoje.

  Eu costumo destacar o Greta Van Fleet quando falo sobre isso, porque eles e exemplificam muito bem esse assunto.
A banda não fez sucesso porque é altamente comparável com Led Zeppelin, mas sim porque eles aparentam estar em um mundo nos anos 70. Veja como eles se vestem, o estilo e a maneira como são feitas as composições, veja quem são seu fãs. Eles conseguiram despertar a atenção de pessoas mais velhas, que sempre ouviram Rock antigo.
É disso que eu estou falando!



  Se o Rock voltar aos holofotes, será naturalmente, não existe pressão popular ou movimentos que possam levá-lo de volta ao lugar onde deveria estar, é como um sistema de auto-regulação. Vivemos em uma época nostálgica, bandas grandes e consagradas estão se reunindo, outras se despedindo, mas muitas delas já entenderam como a música funciona hoje, e estão se ajudando!

  O Greta Van Fleet pode ter seu nome na história por ser a banda que abriu as portas da Segunda grande Era do Rock.

  Enquanto o mundo evolui, a tecnologia substitui o homem em quase todos os setores. Mas a música é arte, e arte é imutável, ela é e sempre será do homem. A música sempre será feita de instrumentos, e instrumentos não ficam no passado, mesmo que virem item de museu.

  Como diz a música, ALGUÉM MATE O DJ!







  

Comentários