O INÍCIO DO MOVIMENTO PUNK E O FIM DA "PRIMEIRA GERAÇÃO" DO ROCK

  O movimento Punk ganhou força à partir da segunda metade da década de 1970, e foi responsável por uma das primeiras "separações" que o cenário do Rock sofreu. O Sex Pistols é a banda que todos se referem como a precursora do movimento Punk, banda esta que surgiu em 1975, mas teve uma pausa poucos anos depois.



  O movimento à parte, tem por característica principal as críticas sociais fundamentadas no Anarquismo, e radicalismo de esquerda. Musicalmente, no geral, é feito com guitarras rápidas e vocais agressivos, uma sonoridade mais crua e, de certa forma, mais direta.

  É fato que esse movimento causou um mal-estar em diversos aspectos. Mas entrando no mérito do cenário musical, uma de suas pretensões era tornar o Hard-Rock e o Blues Rock algo ultrapassado e velho através de suas reivindicações e críticas políticas e musicais.

  A primeira banda a sentir isso na pele foi o Led Zeppelin. Na época, aproximadamente em 1979, o público começou a rejeitar a maior parte dos exageros e exuberâncias que faziam do Led uma banda diferente. Por exemplo, a banda costumava alongar algumas músicas por até mais de 20 minutos, como em Moby Dick e No Quarter. Mas o público, já influenciado pelo Punk, passou a rejeitar essas práticas, que eram abominadas pela nova geração.

  Podemos dizer que, de certa forma, o Punk matou o Led Zeppelin, e separou a história do Rock pela primeira vez.
Até então, não era comum vermos bandas criticando outras, não havia um clima de tensão generalizado entre o próprio cenário Rock.

  A influência do Punk perdurou por aproximadamente duas décadas, enquanto várias bandas Punk tiveram sucesso e conquistaram boa parte dessa "Segunda geração" do Rock

  Entretanto, isso não significou o fim dos estilos que anteriormente faziam sucesso, e sim apenas foi um divisor de águas quanto ao modo de se enxergar o Rock. Se antes as críticas se davam de forma poética e "amigável", agora elas eram um ataque aos berros aos padrões da sociedade

  Entre outras bandas Punk de sucesso, posso citar os Ramones, o The Clash, Green Day, The Offspring, Bad Religion, dentre outras


  Opinião: O Punk é difinitivamente o estilo que mais desprezo dentre todos. Tanto por sua posição política como, e principalmente, pelo estilo das composições. A verdade é que a falta proposital de virtuosismo e pouco compromisso com uma melodia limpa e bem definida não me atrai. Mas isso não significa que eu considere como música ruim, afinal, não cabe a mim julgar.

Comentários