O QUE FAZ UMA BANDA SER GRANDE?

  Você provavelmente já se perguntou sobre qual seria a maior banda de todos os tempos, ou já ouviu uma resposta de alguém que jurava saber qual era. Mas afinal, o que define isso? É possível dizer qual a maior banda de todas? E quais seriam os critérios?

  Poderíamos considerar vendas de álbuns, influência nas gerações futuras, esse tipo de coisa que sempre usam como comparação. Mas a verdade é que todos esses critérios comuns tem uma falha também comum, que é o fato de o contexto histórico e temporal ser diferente. Veja bem, as vendas de discos sempre oscilaram em proporções enormes, portanto, comparar uma banda dos anos 2000 com qualquer uma dos anos 1960 seria covardia, pois jamais o número de vendas seria igual. 

  A influência é sempre um critério interessante de se analisar. Tomando como exemplo os Beatles, é no mínimo interessante em ver como eles conseguiram exercer seu estilo sobre quase todas as bandas dos anos e décadas seguintes, mesmo que o fato de eles serem uma das primeiras grandes bandas seja uma grande ajuda para isso ocorrer. Mas o furo disso está na própria lógica, pois sendo assim, quem veio primeiro sempre será o maior.

  Então, o que define a grandeza de uma banda? Antes, é bom lembrar que nada disso serve para medir verdadeiramente o quão grande é uma banda. Que isso sirva apenas para discutirmos se vale ou não a pena debater isso e colocar as bandas em patamares diferentes.

  Para exemplificar o que eu quero dizer, vamos falar do Metallica. Querendo ou não, é uma das maiores bandas de todos os tempos, os fãs estão no mundo inteiro, mas não é isso que faz do Metallica uma banda gigante. Eles são um raro exemplo de como uma banda deve ser e se comportar, pois observando com atenção, veremos que o fato de a banda nunca ter feito uma pausa grande entre os lançamentos ajudou muito para construir a imagem do Metallica. Então, digamos que o tamanho de uma banda poderia ser medido pela porcentagem com que ela mesma aproveita o próprio sucesso. Há alguns outros exemplos, como o Red Hot Chilli Peppers, Bon Jovi, Rolling Stones... bandas que comportaram-se como bandas e não como empresas, e isso as torna grandes em igual escala.



  Basicamente, o que eu quero dizer é comparar as bandas como se faz toda hora não é correto, assim como não há problema em fazer isso, mas que fique claro que a discussão sempre acabará sem uma conclusão totalmente verdadeira, e no fim, há apenas dois patamares: as bandas da cena underground e as bandas que estão no gosto popular.

  A pergunta é: vale a pena discutir qual banda é maior que a outra?

  Discutir saudavalmente é sempre bom, ainda mais quando o assunto é música. 

Comentários