AS DUAS FACES DO LED ZEPPELIN

Que o Led Zeppelin é uma das maiores bandas de todos os tempos ninguém pode duvidar, mas é fato que quando se fala da beleza e dos feitos incríveis da banda, geralmente estamos nos referindo aos 5 ou 6 primeiros anos (1969-1975). Há um motivo para isso, o qual eu vou dar minha visão sobre e também apresentar alguns fatos.

       A primeira fase:

O Led Zeppelin em seus primeiros anos foi uma banda muito produtiva, lançou diversos álbuns e fez muitas turnês longas com shows memoráveis. Não foi demorado nem difícil para a banda chegar ao topo do mundo ainda em 1969 e início de 1970. Logo o Led passou de banda de casas de show para banda que lota estádios. Lançaram dois discos em 1969, o Led Zeppelin I e II, ambos venderam muito e não paravam de tocar nas rádios norte-americanas. Communication Breakdown foi o primeiro grande hit da banda, pouco tempo depois Good Times Bad Times e Dazed and Confused entraram para a lista (todas do primeiro álbum)

Led Zeppelin

Ainda em 1969, com o lançamento do segundo disco, outra música foi para o topo das paradas. Whole Lotta Love era até então o maior sucesso da banda e só deixaria de ser em 1971, com o lançamento de Stairway To Heaven do álbum IV. Lançar 4 álbuns em um período de 3 anos (1969-1971) era algo no mínimo incrível para qualquer banda da época. Tudo aconteceu muito rápido, a banda chegou a ter músicas de 3 discos tocando ao mesmo tempo nas rádios (fato comprovado na biografia da banda escrita por Mick Wall). Communication Breakdown, Whole Lotta Love e Immigrant Song (III) tocavam sem parar, era quase o auge da banda se não fosse por uma outra coisa.

Outra coisa chamada Led Zeppelin IV, que, querendo você ou não, foi o maior sucesso da banda, tanto nas lojas como nas rádios e nos ouvidos do povo. 4 grandes hits dentre 8 músicas do disco não é pouca coisa. E claro, é o álbum de Stairway To Heaven, que consagrou a banda para sempre, mas ainda temos Black Dog, Rock and Roll e Going To California. Jimmy Page sempre foi bastante orgulhoso ao se referir à Stairway To Heaven, já que boa parte da música é obra dele. Robert Plant sempre diz que não gosta muito dela e que prefere Kashmir.

O primeiro ano de "pausa" nos lançamentos foi 1972, mas a banda estava em turnê, promovendo seu último disco. Houses Of The Holy veio em 1973, não foi um enorme sucesso como o anterior mas serviu para dar uma nova cara ao Zeppelin, dando continuidade ao estilo psicodélico que havia no álbum III.

O Led conseguiu o frande feito de dominar o cenário do Rock por aproximadamente 6 anos e sim, durante todo esse tempo nenhuma banda os ultrapassou. 1975 foi outro grande ano para a banda. o Physical Graffiti (6º álbum) foi um grande sucesso, apesar de não ter sido tão bem sucedido nas vendas, trouxe grandes hits, além de ser um álbum com muito mais faixas do que todos os outros. Kashmir, Ten Years Gone, In My Time Of Dying e Trampled Under Foot são as mais conhecidas, sendo a primeira a mais valorizada pela própria banda e pelos fãs.

Mas depois dos shows na Earls Court, a banda nunca mais seria a mesma nos palcos. Mas o que aconteceu?

     
       A segunda fase:

A próxima turnê estava sendo preparada, tudo ia bem até o dia em que Plant sofreu um grave acidente de carro e teve graves fraturas em uma de suas pernas, ficando impossibilitado de andar sem muletas, não tinha como fazer shows e ficou nesse estado por uns bons meses. Ele e Page decidiram começar a trabalhar em um novo disco enquanto Plant não podia sair da cadeira de rodas e foram morar juntos em uma casa longe do resto da banda. Foi aí que surgiu o Presence (7º álbum, de 1976).

O grande problema é que todos os membros da banda estavam consumindo cada vez mais drogas, Page teve sérios problemas com heroína, Bonham com as bebidas e cocaína, e ficou bem evidente que o som da banda estava definitivamente pior. O Presence em si é um ótimo álbum, o Led tentou voltar às raízes do Hard Rock que estava presente nos seus dois primeiros álbuns, mas a verdade é que faltava um toque especial de cada um para tornar o disco algo que merecesse o selo Led Zeppelin de qualidade. Podemos dizer que foi mais do mesmo, apesar de eu gostar muito.

A banda retornou aos palcos em 1977, mas como os próprios sempre admitiram, o último show decente da banda foi o famoso show do Earls Court em 1975, depois disso as coisas só pioraram, o som estava horrível nos palcos, Page sequer parecia ele mesmo, estava realmente se acabando nas drogas.

Ainda em 1977, outro desastre: Karac, filho de Plant, morre, e mais uma vez ele precisou se afastar de tudo para ficar um tempo com a família. As coisas já não iam bem há muito tempo.

Apenas em 1979 a banda decidiu voltar aos trabalhos, mas os tempos já eram outros e era difícil até mesmo para o Led Zeppelin conseguir se levantar novamente. Basicamente o que acontece é que o movimento Punk tomou conta das ruas, rádios e vendas, e se tem uma coisa que esse movimento odiava e condenava era o que eles mesmos chamavam de "exageros" dos anciões do Rock. Querem um exemplo? Dazed and Confused do Led... Por vezes, Page costumava alongar essa música durante os shows por 30 MINUTOS, isso mesmo, ele passava mais de 30 minutos tocando o solo da música com seu arco de violino. Ainda tinha No Quarter, outra música que a banda costumava alongar por pelo menos uns 15 minutos. Esse tipo de coisa começou a ser taxada de ultrapassada de uma hora para outra e a banda nada podia fazer a não ser começar a cortar essas coisas do show, eliminar algumas músicas dos setlists, compôr outras músicas de maneiras diferentes. O Rock estava mudando e nada favorecia ao Zeppelin.

In Through The Out Door foi o último álbum, também o que os fãs menos se importam. All My Love é o único "hit", mas não foi tudo aquilo. O som é bem mais Pop, Jimmy Page não possui brilho nenhum, aliás, a guitarra é tão obscura em todas as músicas que é de se questionar se podemos chamar isso de Led Zeppelin. Mesmo assim não deixa de ser um ótimo álbum, apesar do péssimo trabalho de mixagem de áudio que o próprio Page admitiu anos depois.

Como se não bastasse todas as merdas que aconteciam dentro e fora da banda com os membros, em Setembro de 1980, na casa de Page, John Bonham faleceu depois de ter bebido dezenas de doses de Vodca e usado algumas drogas. Isso não é surpresa pra ninguém, mesmo com muitas controvérsias essa é a versão oficial, Bonzo sempre passou dos limites quando se fala de drogas e álcool e não era difícil prever que ele acabaria assim. E é fato que era impossível continuar sem qualquer um dos membros originais, manter o som mesmo que fosse minimamente parecido seria uma tarefa muito difícil e nem valia a pena tentar. O fim da banda foi anunciado poucos dias depois da morte de Bonzo.

Isso é um grande resumo de toda a história do Led Zeppelin enquanto ainda ativo. Claro que houveram algumas reuniões, mas isso não faz parte da história da banda em si, apesar de terem sido momentos memoráveis, principalmente o Celebration Day em 2007.

Ainda assim temos que reconhecer que durar 11 anos como banda sem se separar é uma tarefa complicada pra qualquer um, são poucas as bandas que conseguiram isso na história e o Led é uma delas.

Led Zeppelin é o álbum de estreia da banda britânica de rock Led Zeppelin. Foi gravado em outubro de 1968 no Olympic Studios, em Londres, e lançado pela Atlantic Records em 12 de janeiro de 1969, nos Estados Unidos. Led Zeppelin - Led Zeppelin II (Deluxe Edition) (Remastered) (LP) (Vinyl) RECENSIONE: Led Zeppelin ((Led Zeppelin III)) Proseguendo sulla scia del successo di "Led Zeppelin II", i Led Zeppelin decidono di triplicare ed ecco sfornato, nel 1970, il terzo capitolo della loro fortunata discografia. Un vero e proprio capolavoro che conferma lo stato di grazia di una band intenzionata, in quel periodo più che mai, ha lasciare un segno definitivo nella storia del Rock. (Andrea Ortu)

Led Zeppelin IV,8th Nov 1971, Led Zeppelin released their fourth album. With no title printed on the album, and generally referred to as Four Symbols, The Fourth Album or Led Zeppelin IV it has gone on to sell over 37 million copies worldwide. Led Zeppelin - Houses of the holy Saiba mais sobre o Vinil Led Zeppelin - Physical Graffiti - Remasterizado - 2. Conheça a nossa gama de música internacional em vinil sem sair de casa em Worten.pt


Led Zeppelin-Presence (1976) Led Zeppelin – In Through the Out Door; 1979.










Comentários