PANTERA - CARREGANDO O METAL NAS COSTAS

O Pantera foi uma das grandes bandas dos anos 1990, mesmo tendo sido formada no início dos anos 1980.  Teve seu grandes álbuns, hits, shows históricos e músicos sensacionais. Os anos 90 são vulgarmente conhecidos como "o início da decadência do Rock" ou a época em que tudo começou a piorar, assim como a associam principalmente com o Grunge, o que não é errado, mas não é bem assim. O Pantera é um exemplo de "ponto fora da curva" nessa história. 

Pantera

Muitos dizem que o Pantera era para ser a banda que carregaria o Metal nas costas durante os anos 90, a questão é saber se a banda cumpriu a missão ou não. E sabendo da história da banda, assim como a repercussão de seus discos, eu diria que a resposta varia. Por quê?

Se o objetivo era manter o Heavy Metal em alta, o fracasso foi grande depois da metade dos anos 90, já que comercialmente todos os discos foram fracos ou moderados a partir daí. A expectativa que se criou depois do sucesso de Cowboys From Hell e Vulgar Display of Power foi grande demais a ponto de fazer todos esperarem por algo tão bom quanto, fazendo com que a sutil mudança de estilo de um disco para outro decepcionasse muita gente, consequentemente as vendas baixaram e a banda caiu num buraco que jamais conseguiria escalar de volta até o topo. 

Não se trata da qualidade das músicas, isso é outra coisa. Dizer que o Pantera foi bem sucedido em "carregar o Metal nos anos 90" está correto, mas manter o Heavy Metal em alta não foi possível, por mais que a banda merecesse isso, sendo que todos os álbuns, sem excessão, são incríveis. A banda não tem toda essa legião de fãs por nada.


Mike Portnoy (baterista do Dream Theater e Sons of Apollo) comentou sobre isso recentemente enquanto falava sobre a morte de Vinnie Paul (baterista do Pantera). Palavras dele: "Quando Vinnie surgiu na cena, digo como baterista, eu acho que o Pantera era a banda perfeita que o mundo do metal precisava lá pelos anos de 1991 e 1992, porque os 'Big Four' (Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax) estavam meio que nocauteados pelo grunge. Não só o Slayer, Megadeth, Anthrax e Metallica, mas também o Testament, Exodus e Overkill, todas essas bandas no início dos anos 90 foram 'mortas' pelo grunge. Então o Pantera era a única banda que realmente carregava o metal durante os anos 90. Eu diria que além do Pantera, havia o Machine Head e o Sepultura, mas o Pantera estava acima desses."


Isso serve para observarmos com uma clareza ainda maior o cenário do Rock dessa época, já desgastado e exigindo em peso algum tipo de inovação, algo que trouxesse uma cara nova e que não fosse mais do mesmo. Digo isso porque o Pantera não é uma banda muito falada por aí hoje em dia, muito menos usada como parâmetro para algo no que se diz respeito ao estilo dos anos 90.


Se vocês quiserem que eu fale mais sobre o Pantera, seja dos álbuns, integrantes, história da banda ou algo do tipo, podem falar aqui nos comentários ou no meu twitter: 
https://twitter.com/luke07Rs 

https://twitter.com/BrClassicRock

Gostam de postagens desse tipo? digam nos comentários :)

Comentários