O Guitar Hero salvou o Rock? A Música e os Videogames



Se você gosta pelo menos um pouco de videogames e nasceu do final da década até o começo dos anos 2000, provavelmente já ouviu falar do jogo Guitar Hero. Quem já teve (ou tem) um Playstation 2 provavelmente pôde se deleitar, se assim posso dizer, com grandes hinos do Rock N' Roll  dentro de um jogo que (quase) simula uma guitarra. Mais sortudo ainda você é se conseguiu jogar em uma daquelas guitarras que substituíam os controles e tornavam a experiência um pouco mais realista

Resultado de imagem para guitarra do guitar hero ps2
O jogo trouxe um pouco da magia do Rock para uma geração que começou durante a ascenção da música Pop/Eletrônica, onde vimos muitas bandas grandes acabando ou desaparecendo para dar espaço a artistas de outros estilos mais modernos. Bandas clássicas ecoaram pelos ouvidos de uma juventude até então carente de um bom e velho Rock N' Roll, dando a ela o mínimo necessário para que se despertasse a curiosidade pelo estilo. Esse foi o meu caso, foi assim que comecei a gostar de Rock. O repertório do jogo é bem limitado, então de que maneira um simples jogo poderia atingir tão fortemente o público a ponto de fazê-lo querer consumir cada vez mais Rock?  Simples, mas para entender precisamos ir mais para o lado "gamer" da coisa. Quem joga no PC tem a oportunidade de jogar músicas customizadas, criadas pelos próprios jogadores. É simples, coloca-se o áudio da música juntamente com as notas que devem ser tocadas em cada dificuldade e... pronto! Com essa ferramenta, hoje é possível encontrar um repertório extremamente extenso dentro do jogo, com milhares de músicas das mais diversas bandas, de todas as décadas, sucessos ou não. O jogo é muito jogado até hoje, milhares de pessoas usam esses recursos, é realmente um número expressivo de jogadores.

Sim, eu me incluo na lista das pessoas que passaram a gostar (e muito) de Rock depois de jogar o jogo. Meu gosto pelo estilo se deu à partir daí, mas o repertório dos jogos é parte ínfima dentre todas as bandas que eu ouço e aprecio, apenas serviu para despertar o meu sentimento pelo estilo.

O fato indiscutível é que o Guitar Hero trouxe um pouco de Rock N' Roll para uma geração que já crescia sem ele, através daquilo que hoje é o principal tipo de entretenimento em todo o mundo, os videogames. E é curioso notar que, ainda hoje, há muitas pessoas que clamam pela continuação do jogo, a criação de um novo Guitar Hero, mais moderno, com um repertório maior e novas características. É um tipo de jogo extremamente suscetível a fazer sucesso, realmente não seria má ideia. Com a acessibilidade que temos hoje, com certeza seria uma grande aposta para o mundo dos games e também para o peculiar mundo do Rock no século 21.

Mas e vocês, já jogaram o jogo? tinham ouvido falar? se a resposta for não, deem uma olhada em videos no youtube, é divertido só de olhar, jogar nem se fala, eu garanto!

Siga-me no Twitter: @LukeRoseppelin
Twitter do Blog: @BrClassicRock





Comentários