Análise COMPLETA de toda a discografia do Guns N' Roses





São apenas 6 álbuns, mas 6 álbuns de puro Hard-Rock, do mais brutal e intenso Hard-Rock. A banda que dominou o mundo no final da década de 1980 e início da década de 1990 viveu intensamente seus dias de glória, tudo isso em um período extremamente curto e passageiro. Entre 1987 e 1993, o Guns N' Roses era a banda do momento, tendo começado da melhor maneira possível com Appetite For Destruction, em 1987. O primeiro álbum, que logo depois viria a se tornar o álbum de estréia de uma banda mais vendido de todos os tempos, conta com 3 dos maiores hits da banda. Welcome to the Jungle, Paradise City e Sweet Child O' Mine. Todos conhecem, é claro, mas esse álbum de forma alguma se resume à essas músicas apenas, e é sobre isso que vamos falar logo à frente.

Ainda durante a turnê do primeiro disco, a banda conseguiu a incrível façanha de lançar outro álbum e, como se não bastasse, colocar os dois no topo das paradas ao mesmo tempo! Foi isso que aconteceu em 1988 e 1989, com Appetite For Destruction e GN'R Lies, a banda se manteve no centro das atenções da cena musical da época, conquistando fãs ao redor do mundo.

Uma turnê extremamente cansativa e desgastante não foi o suficiente para fazê-los parar. Embalados com tamanho sucesso, começaram a produzir o que seria seu maior trabalho, sua obra-prima. Os problemas com as drogas afastaram Steven Adler, o baterista, no meio do processo, mas isso não impediu de forma alguma que a banda concluísse seu maior lançamento, os Use Your Illusion. Um álbum duplo que somados continham 30 músicas. Um álbum com o peso de três! Tantos outros sucessos surgiram, e a banda mergulhou em uma turnê ainda mais maluca que a anterior, uma das maiores turnês da história para promover um disco gigante, que permaneceu no topo das paradas norte-americanas e europeias durante pelo menos dois anos.

Ao final da turnê, o Guns N' Roses lançou seu álbum mais controverso: "The Spaghetti Incident?". Um álbum feito apenas de covers, músicas das mais variadas bandas de diversos estilos. Dessa vez, não houve sucesso de vendas nem turnê promocional, o que fez esse disco cair, de certa forma, no esquecimento dos fãs, já que a própria banda contribuiu para isso. Esse foi o último disco produzido pela banda na sua época de ouro, com o resto dos integrantes da formação clássica.

Depois da separação da banda, Axl Rose, sozinho, começou a trabalhar em um disco que posteriormente seria o Chinese Democracy, mas todo esse material só foi lançado oficialmente em 2008, mais de uma década depois. O Chinese Democracy é visto como uma "ovelha-negra" por grande parte dos fãs, por ter um estilo completamente diferente dos álbuns antigos. O Rock/Metal Industrial da década de 1990 (principalmente com influência do Nine Inch Nails) influenciou Axl Rose para a criação desse disco, que por sua vez o modelou conforme seu próprio gosto. O tempo de espera certamente fez com que o que foi entregue tenha valido a pena, mas nem por isso é um disco ruim, muito pelo contrário. Por si só, é outra obra-prima, mas é compreensível que tenha desanimado os fãs mais saudosistas.


Appetite For Destruction - 1987

A grande estrela da banda, o disco mais aclamado pelos fãs, pela crítica, mais conhecido e que, por ser o primeiro, concentra em si quase toda a essência da banda, pelo menos no sentido de conter nele o som que tornou o Guns N' Roses tão grande quanto o próprio mundo.

Mais do que qualquer outro disco da banda, o Appetite For Destruction nos dá um bom retrato de como era a vida dos membros da banda naquela época, basta analisar o conteúdo das letras. É como levar "Sexo, drogas e Rock N' Roll" ao pé da letra, em vários sentidos. It's So Easy possui uma letra bem forte, com insinuações mais explícitas de sexo. Nightrain é sobre uma bebida que eles costumavam beber na época (Night Train). Mr. Brownstone fala sobre heroína (a droga). Todo fã assíduo da banda conhece as histórias por trás de cada música.

No geral, o estilo do álbum como um todo é totalmente voltado para o Hard-Rock dos anos 1980, com muita influência de bandas como Mötley Crüe, Bon Jovi, KISS, Aerosmith, Europe, dentre outras. O som é mais pesado, mais rápido, de certa forma, vocais agressivos e bem característicos. Uma das peculiaridades, claro, são os solos de Slash, que costumam ser extremamente limpos e, como ele mesmo sempre gostou de dizer, com muita influência de guitarristas do Blues.

Era, sem dúvida, o som mais cru que a banda já produziu, a verdadeira essência do Guns N' Roses, que nos mostra também um retrato de toda uma época no mundo do Rock, principalmente da famosa Sunset Strip.


GN'R Lies - 1988


Mudando um pouco o estilo, temos um álbum com um tom mais acústico, mais suave, até certo ponto. O Lies contém 4 músicas que faziam parte do primeiro EP da banda: Reckless Life, Nice Boys, Move To the City e Mama Kin. As outras 4 (totalizando 8) são Patience (O maior hit do disco), Used To Love Her, You're Crazy e One In A Million. Patience é uma balada de muito sucesso, que não fala de drogas nem sexo, mas sim de amor, e apenas amor (por incrível que pareça). O mesmo não pode se dizer de Used To Love Her, pois o conteúdo da letra é um tanto quanto pervertido (em um sentido mais "bobo" da palavra). You're Crazy é, na verdade, uma música do Appetite For Destruction, mas aqui temos uma versão acústica, mais lenta.

Aqui digo outra coisa que todo grande fã sabe... A música One In A Million é muito polêmica, e gerou muita discussão na época, por causa de seu conteúdo racista, xenófobo e até homofóbico. Os próprios integrantes da banda dizem não saber como essa música foi parar lá e nem como pôde ser lançada, mas nunca se descarta a possibilidade de que fosse apenas um jogo de marketing. 

Mesmo assim, esse é um disco relativamente mais leve do que Appetite For Destruction, tanto na sonoridade como no conteúdo das letras. É o menor disco da banda em quantidade de músicas, tendo apenas 8, algo que o Guns N' Roses não costuma fazer, já que todos os outros discos tem pelo menos 12 músicas, e alguns muito mais, como veremos à diante.


Use Your Illusion's - 1991


O Guns N' Roses não deixou o Hard-Rock pra trás, mas evoluiu de tal forma que tornou o som de sua música muito mais pesado e até melancólico, de certa forma. Pela primeira vez, muitas letras falavam sobre a intimidade, vida pessoal e problemas de seus compositores (Axl Rose e Izzy Stradlin). 

O Use Your Illusion é um álbum duplo (Use Your Illusion I e II), ambos foram lançados exatamente ao mesmo tempo, assim como foram enormes sucessos comerciais. Composto de muitas baladas, músicas mais lentas e até de estilos mais variados, muitas vezes com uma pegada mais country, algumas puxadas para o lado do Blues, outras mais próximas do Hard-Rock estilo Appetite For Destruction, essa é a cara desse disco, uma grande mistura de estilos em um álbum com 30 músicas (16 e 14, respectivamente).

Algumas músicas desse disco possuem um tom épico, composições completas que contam até com orquestra e outros instrumentos que não são, no geral, utilizados por bandas de Rock.

Slash explorou muito bem suas influências do Blues nesse disco, brilhando de forma impecável em diversas músicas com solos memoráveis, executados com maestria. 

November Rain, Estranged, Bad Obsession, 14 Years, Breakdown, e Dust N' Bones (dentre outras), exemplificam muito bem tudo que eu falei acima. Podemos considerar que isso é uma mudança significativa no estilo da banda, assim como consideramos que tudo isso também faz parte da essência do Guns N' Roses. Use Your Illusion é o álbum que representa o lado mais íntimo da essência da banda, o lado sentimental, justamente o lado que Appetite For Destruction não representa.

Em todos os sentidos, Appetite For Destruction e os Use Your Illusion se completam, formando quase que a totalidade daquilo que anteriormente chamei de "essência". E o faz, também, por ser o último disco de composições originais feitas pela banda naquela época. Infelizmente, não teríamos, depois disso, outra música feita pelos mesmos caras outra vez (pelo menos até o dia de hoje).

The Spaghetti Incident? - 1993


Como eu disse antes, esse é um álbum feito inteiramente de covers, com um estilo mais voltado ao Punk, em sua maioria. O grande erro da banda foi não tê-lo promovido da forma certa, por mais que seja compreensível, considerando que a relação entre os integrantes já não era das melhores havia um tempo. Mesmo assim, esse disco merecia muito mais reconhecimento.

Para não dizer simplesmente que as versões do Guns N' Roses para todas as músicas é melhor que as originais, vamos ao fato: Metade das músicas (talvez mais) só ficaram conhecidas porque foram reinterpretadas pelo Guns N' Roses.

As exceções são: Since I Don't Have You, Hair Of The Dog (sucesso do Nazareth) e You Can't Put Your Arms Around A Memory.

Algumas das músicas foram tocadas ao vivo ainda na turnê Use Your Illusion, outras são tocadas nos dias de hoje na turnê de reunião. Músicas como New Rose, Attitude, Down On The Farm e You Can't Put Your Arms Around A Memory.

Por não serem composições originais da banda, isso desagrada muitos fãs. O álbum com certeza não é ruim, a "vibe" é muito boa, o álbum possui uma energia incrível e, querendo ou não, pertence à era de ouro da banda, possui características semelhantes aos álbuns anteriores.

Eu gosto tanto desse álbum como de qualquer outro da banda, tanto quanto os anteriores, não vejo motivos para desprezá-lo da forma como muitos fazem, com certeza vale a pena ouví-lo muitas vezes (faça isso até gostar)

Chinese Democracy - 2008


Por mais que eu o considere uma obra-prima tão sensacional como qualquer outra da banda, compreendo muito bem quem não gosta e o considera péssimo. Quem se apaixona pela banda ouvindo as músicas mais antigas, geralmente não gosta desse álbum de modo geral, mas vamos falar sobre a obra em si, e não compará-lo com os outros.

Ele é completamente diferente de tudo que a banda já produziu, a única semelhança que temos com alguma coisa do passado são as letras escritas por Axl, que falam sobre sua vida pessoal, seus sentimentos, problemas, essas coisas. Com a banda totalmente reformulada, tendo guitarristas como Bumblefoot, Buckethead (algumas composições são dele), o foco foi mudar radicalmente, apelando ao Rock/Metal industrial. Influenciado principalmente pelo Nine Inch Nails, Axl Rose começou sua fixação pelo estilo ainda na década de 1990, e desde então começou a trabalhar em algumas músicas que, depois de muitas alterações, foram parar no Chinese Democracy.

Algumas músicas possuem um tom bem melancólico, pesado e triste, até certo ponto. Sorry é um ótimo exemplo, assim como This I love.

Mas os solos incríveis também se fazem presentes nesse disco, e There Was A Time, This I love, Shackler's Revenge e If The World estão lá para mostrar isso. São tão épicos quanto os de Slash nos discos antigos, mesmo que com um estilo totalmente diferente. Tem por característica serem mais compridos que o normal, são progressivos.

Chinese Democracy é sim um disco incrível e merecedor de todo respeito. Com certeza não compensou todo o tempo que a banda ficou sem lançar material novo, mas não por ser abaixo das expectativas, e sim porque nem o mais absurdamente espetacular dos álbuns supriria a falta de músicas novas por 15 anos, todo fã queria e quer mais, mas não entraremos nesse assunto agora.

Conclusão

A discografia do Guns N' Roses é vasta, possui álbuns relativamente grandes. Só a título de comparação, vamos usar o Led Zeppelin como exemplo: Com exceção de um álbum, todos os outros possuem em média 7 ou 8 músicas. Esse era um tipo de padrão da época, muitas bandas costumavam lançar discos com não mais que esse número de músicas, geralmente não passavam de 10. O Guns N' Roses pode ter lançado poucos álbuns, mas ao menos estes tinham um número considerável de músicas (Use Your Illusion I e II - 16 e 14, Chinese Democracy - 14...)

Além de tudo, é uma discografia extremamente rica, quase nada a se jogar fora, nem mesmo as versões alternativas de músicas lançadas junto com a remasterização do Appetite For Destruction, músicas que nunca viram a luz do dia. E ainda temos algumas músicas incríveis, como Shadow Of Your Love, Jumpin' Jack Flash, dentre outras, que mereciam lugar até mesmo no próprio Appetite For Destruction. O Guns N' Roses possui muito material não lançado de todas as épocas, e isso pode render muito assunto ainda!

Comentários